Laboratório Biolag Análises Clínicas
Fale Conosco
gerencia@biolag.com.br

Manual de Exames

Recomendações Gerais

Para que um exame de laboratório possa apresentar um resultado seguro algumas recomendações quanto ao preparo do paciente e coleta das amostras devem ser rigorosamente seguidos. Assim sendo, relacionamos a seguir as recomendações mais comuns e os procedimentos de coleta para os exames mais freqüentes. O laboratório também fica a disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

JEJUM – Para alguns exames o jejum é dispensável, para outros é necessário que ele seja de 4, 8, 12 ou raras vezes, de até 16 horas. Verifique com antecedência qual é o tempo adequado para os seus exames, ou então, na dúvida, dirija-se ao laboratório com 12 horas de jejum alimentar. Em crianças de até 5 anos, esses tempos podem ser reduzidos à metade, e em recém-nascidos as amostras podem ser colhidas imediatamente antes do próximo horário de amamentação. Nos casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames poderá ser dispensado, entretanto, deve ser comunicado a recepcionista no momento do cadastro, para que os resultados possam ser interpretados adequadamente.

DIETA – Para alguns exames, é necessária a observação de uma dieta especial antes da coleta da amostra. Solicite ao laboratório informações se os seus exames exigem este procedimento. Por outro lado, se o exame não requer esta dieta especial, os hábitos alimentares rotineiros devem ser mantidos, para que os resultados dos exames possam refletir o estado do paciente do dia-a-dia. Entretanto, o período de jejum para o exame deve ser rigorosamente seguido.

ABSTINÊNCIA ALCOÓLICA – O álcool também pode interferir nos resultados dos exames. Um exemplo é a dosagem dos triglicerídeos, que poderá apresentar resultados elevados se o paciente ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a coleta das amostras.

CIGARRO – O fumo pode interferir nos resultados de alguns exames. Por isso é importante abster-se do cigarro no dia em que for realizar a coleta.

ATIVIDADES FÍSICAS – Após a realização de atividades físicas moderadas e intensas, vários constituintes orgânicos poderão sofrer alterações fisiológicas. Se as amostras forem colhidas logo após estas atividades, os resultados obtidos certamente não irão refletir o estado real do paciente. Um exemplo é o exame de PSA, que poderá estar aumentado, após a realização de atividades físicas.

MEDICAMENTOS – Muitos medicamentos podem interferir nos resultados dos exames. Portanto, quando for realizar qualquer exame laboratorial, informe sempre o nome de TODOS os medicamentos que fez uso nos últimos 10 dias. Nunca interrompa voluntariamente o uso de medicamentos para a realização de exames, somente o médico que os prescreveu poderá suspender a sua administração.

DATA DA MENSTRUAÇÃO OU TEMPO DE GESTAÇÃO – Nas mulheres, de acordo com a fase do ciclo menstrual ou da gestação em que se encontram, podem ser observadas alterações fisiológicas, como a concentração de várias substâncias no organismo. Portanto, para que os resultados sejam interpretados corretamente, é muito importante que a data correta do primeiro dia da última menstruação, ou do tempo de gestação, sejam informados ao laboratório.